A Sociedade de Beneficência Humbold

A Sociedade de Beneficência Humboldt, desde a sua fundação, em 1844, promove a perpetuação da cultura germânica e a integração da comunidade de descendência alemã no Brasil.

Os objetivos da SBH são concretizados através de uma estrutura composta pelo Colégio Cruzeiro, com as unidades Centro e Jacarepaguá, e pelo Retiro Humboldt. Assim contribuímos com a sociedade, oferecendo a educação e a assistência social propostas pela entidade.

O Colégio Cruzeiro atende, atualmente, a 1.763 alunos na unidade Centro e 1.810 alunos na unidade Jacarepaguá. O projeto educacional do Cruzeiro está baseado na "Formação Integral" do aluno, composta por três pilares: o progresso acadêmico sólido e cultural amplo, o acompanhamento da evolução individual de cada aluno e o desenvol-vimento social, que insere o estudante no mundo contextualizado.

Direcionado por esses propósitos, a instituição investe no capital humano e na gestão do projeto pedagógico, gerando resultados positivos que podem ser percebidos na melhoria do desempenho dos alunos em avaliações acadêmicas como o Vestibular, cujo índice de aprovação geral é de 90%.

De acordo com os objetivos de manter viva a relação com a Alemanha, o ensino da Língua Alemã é um diferencial, abordado com ênfase desde a Educação Infantil. Os alunos formados no Colégio Cruzeiro são preparados para realizar todos os exames de proficiência do idioma alemão e têm alcançado quase 100% de aprovação. Os estudantes também têm a oportunidade de participar do grupo de Dança Folclórica Alemã, uma das atividades extras oferecidas na escola.

O Retiro Humboldt atende a 84 idosos, atualmente. Sua estrutura é voltada para atender da melhor forma os internos, com acomodações individuais, enfermaria, sala de fisioterapia, biblioteca, casa de chá, salão de jogos, solário, cozinha semi-industrial, refeitório e uma moderna lavanderia.

Como passatempo e entretenimento, são promovidas as seguintes atividades: dança sênior, canto, jogos, vídeos (programados pelos próprios idosos), trabalhos manuais, festas dos aniversariantes, cultos religiosos entre outras.

Todas as realizações desenvolvidas pela Sociedade de Beneficência Humboldt são resultado dos esforços de gerações que a mantém unida na mesma direção.