Aluna conquista vaga para
etapa sul-americana do "Jugend debattiert"

Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Cruzeiro será uma das escolas brasileiras que participará da etapa sul-americana do concurso Jugend debattiert, maior competição escolar da Alemanha. A aluna Vitória Aparecida Schuh, da 2ª série do Ensino Médio da unidade Jacarepaguá, ficou em 1º lugar na etapa nacional do concurso, realizado em Joinville, nos dias 22 e 23 de junho. Pelo resultado, ela irá representar o Brasil na etapa sul-americana, que acontecerá entre 24 e 28 de outubro de 2017, em São Paulo.

"Foi uma surpresa enorme para mim, um momento inesquecível, porque eu só faço alemão há seis anos. Eu entrei no Colégio em 2011. Só a possibilidade de ir para lá já é bem importante para mim, pelo tanto que eu consegui até agora", contou Vitória Schuh, que se destacou entre os 28 alunos participantes, de 14 escolas brasileiras, dentre eles Igor Veiga e João Gabriel Lobo, da unidade Centro, e Vitória Santos, de Jacarepaguá.

Este ano, os debates propostos na etapa nacional foram sobre os tópicos "Gratuidade do transporte público" (1ª rodada), "Proibição da criação em massa de animais em fazendas industriais" (2ª rodada), "Restrição de um carro por família" (3ª etapa) e "Obrigatoriedade do voto aos 16 anos" (etapa final). Os alunos eram avaliados em quatro critérios: conhecimento específico sobre o tema, capacidade de expressão, conversação e convencimento.

"O concurso Jugend debattiert está diretamente ligado ao nível de proficiência B2/C1. Nesse nível de proficiência é exigido do aluno que ele seja confrontado com temas dialéticos, que ele seja capaz de argumentar em Língua Alemã, de expressar sua opinião e de confrontar diversos pontos de vista de um mesmo tema. Isso nós fazemos no dia a dia, em sala de aula, a partir do final do 9º ano", explicou Ana Cristina Carvalho, Coordenadora de Língua Alemã do 6º ano do Ensino Médio na unidade Jacarepaguá. Ela acompanhou os alunos ao concurso, junto com os professores Matthias Baumann, da unidade Centro, e Wolfhardt Schäfer, de Jacarepaguá.

O Jugend debattiert é um projeto escolar criado na Alemanha em 2001 e tem como objetivo promover a competência linguística e de argumentação dos jovens, contribuindo para a capacidade de debater questões com os outros de forma justa e objetiva, respeitando diferentes opiniões. O concurso nacional teve início no Brasil em 2014 e, desde 2016, é realizada, também, uma etapa latino-americana.

Confira o resultado do concurso e fotos do evento.

1º lugar: Vitória Aparecida Schuh (Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá - Rio de Janeiro)
2º lugar: João Pedro Moreira de Marchi Apolaro (Schweizerschule - São Paulo)
3º lugar: Giovanna Kfouri de Lima Tigges (Schweizerschule - Curitiba)
4º lugar: Sophia Simon de Matos (Colégio Pastor Dohms - Porto Alegre)

Confira o release oficial da organizadora do evento, com o resultado do concurso.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo